27 fevereiro 2013

Palavras arrancadas a muito custo

Não sei se me parece que foi ontem
ou se me parece que foi já há 20 anos



Mais por tradição e não por ter algo de especial a dizer, aqui assinalo que «o tempo das cerejas» ( e o seu associado «os papéis de alexandria») completa hoje seis anos de vida. Para trás ficam cerca de 5.500 posts (quatro mil dos quais já não estão em linha por causa do infausto desaparecimento da primeira versão deste blogue), representando no conjunto uma grande e propositada caldeirada de textos de intervenção política, alguns de aberta polémica a que, em regra, os visados não quiseram dar corda, uma certa pulsão  pretensiosa de pegar em fait-divers, títulos de jornais e pormenores para convidar a uma reflexão mais ampla, imensos apontamentos de natureza cultural e sobre acontecimentos históricos, muita música e uma série de outro tipo de coisas, porventura as mais das vezes sem grande critério ou coerência, talvez uma certa fidelidade em relação à máxima há muitíssimos anos aprendida com um amigo de que «tudo é político mas a política não pode ser tudo». E pronto, só me resta dizer que se um número razoável de leitores reconhecer que este blogue deu um contributo ainda que modesto em favor do espírito crítico, da memória, da cultura democrática e da inteireza de convicções para eu achar que então já valeu e continua a valer a pena.


and now, 
play it again, Sam

Marcel Mouloudji  em Le Temps des Cerises

6 comentários:

  1. Este blog é um grande blog e foi para mim fruto de grande aprendizagem, não só de política mas também de música e outros assuntos sempre magistralmente tratados.
    Parabéns e um beijo ao autor.

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço de parabéns, para o nosso tempo das cerejas e o seu autor. E que este seja apenas mais um ano numa caminhada que se deseja longa e frutuosa.
    CA

    ResponderEliminar
  3. e um obrigado! este é um blogue sempre em Luta todos os dias do ano!! Venham mais seis....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Vítor Dias,

    Sou um leitor diario do seu blogue e quero deixar as minhas felicitações e agradecimento por tudo o que tem partilhado via O Tempo das Cerejas.
    Ver "o que há de novo" no Tempo das Cerejas faz parte da minha rotina diária.
    Obrigado!
    Filipe Guerra

    ResponderEliminar
  5. Valeu e vai continuar a valer a pena, porque a luta continua...
    Um abraço,
    Artur Ricardo

    ResponderEliminar