04 dezembro 2012

E é colunista do "Expresso" (*) !!!

Momento recreativo ou
ai, filho, queres uma chupeta ?


Graças ao Tiago Mota Saraiva («cinco dias») descubro no Expresso esta maravilha do queque e palerma acima retratado: 
1. Caminhava eu, tranquilamente, pela Avenida da Liberdade em Lisboa, quando me deparo com um cartaz em tons vermelhos com as palavras de ordem da mensagem comunista " exploração capitalista", "desigualdades", e por aí adiante. Julguei tratar-se de mais um (banal) cartaz do PCP, dos muitos que se encontram espalhados pelas ruas de todas as cidades portuguesas. Mas não: aquele cartaz revelava algo especial. Aquele cartaz sinalizava a localização da sede do partido comunista português. E perguntam os caríssimos leitores: a sede do PCP situa-se num edifício modesto, economicamente contido, distante dos centros de lazer "pequeno-burgueses" e das lojas símbolos do capitalismo selvagem? O leitor mais incauto responderá de imediato: é evidente, os comunistas, esses verdadeiros defensores dos interesses dos trabalhadores, jamais aceitariam trabalhar na mesma rua do que os "porcos capitalistas" que tanto censuram. Lamento desapontá-lo, ao quebrar porventura as suas crenças de infância, mas os dirigentes comunistas têm hábitos e práticas de burgueses. Diz-se que o PCP é um partido ortodoxo - conclui que tal afirmação não é inteiramente correta. O Partido Comunista é, pelo contrário, um partido que revela uma notável e peculiar heterodoxia - tem um discurso pró-proletariado, de defesa dos trabalhadores e da democracia social, mas simultaneamente os seus dirigentes têm hábitos de burgueses. Por isso é que o partido comunista será, cada vez mais, um partido marginal no quadro político-partidário português.
2. Pois bem, vamos aos factos. O Partido Comunista tem a sua sede no dos edifícios mais luxuosos e caros da Avenida da Liberdade, praticamente ao lado da loja de acesso restritíssimo que é a Prada e da Gucci - lojas em que só os "manhosos" dos grandes capitalistas poderão adquirir produtos. O PCP convive, pois, lado a lado com os dois símbolos da "alta finança", do "grande capital", na principal Avenida de Lisboa.
(...)


Como se compreenderá, não vou explicar ao «piqueno» em que rua fica a sede do PCP, nem quando a Organização Regional de Lisboa se instalou no Hotel Vitória, nem que o PCP não escolhe vizinhos muito menos ainda quando chegam vinte anos depois. A modos de chupeta, apenas lhe vou oferecer a indicação de que, na revista 2 do Público do penúltimo domingo, poderá encontrar uma interessante «crónica urbana» de Alexandra Prado Coelho que conta o essencial sobre a história do Hotel Vitória.

(*) Registe-se que, ao longo de toda a vida do Expresso sempre foram raríssimos os colunistas comunistas e que hoje não há nenhum. É o que faz o PCP, ou a sua área, serem consabidamente um «deserto de valores», pois então.

15 comentários:

  1. vera que nao perde o tempo a ouvir o palerma

    http://www.youtube.com/results?search_query=lemos+esteves&oq=lemos+esteves&gs_l=youtube.3...2371.3841.0.3986.13.13.0.0.0.0.99.875.13.13.0...0.0...1ac.1.lv8Rtkwas7c

    ResponderEliminar
  2. s.miguel tinha um galo4 de dezembro de 2012 às 23:34

    meu Deus, meu Deus...na volta o artista ainda chega a ministro.

    ResponderEliminar
  3. Não devemos perder tempo com palermas.

    ResponderEliminar
  4. Deixa lá, caro Vítor. Atendendo ao que escreveu hoje o garoto, o mais provável é que lhe caia em cima o Estatuto Disciplinar do PSD. Afinal, está a criticar Passos e Relvas...

    ResponderEliminar
  5. Esteves, eu era criança e lembro-me do esforço feito pelos militantes e amigos da organização de Sacavém do PCP para a compra do Centro de Trabalho Vitória, e mais tarde para a sua recuperação mantendo a traça original! Como nunca lá entrou digo-lhe que "luxuosa" é a capacidade de luta e de organização! Os "caríssimos leitores" se é que os tem sabem onde fica este Centro de Trabalho Vitória e hão-de ter-se horrorizado com a leitura desse artigo! Os seus passeios hão-de continuar a fazer-se "tranquilamente" porque pela sua liberdade também vela a luta que se discute e se prepara nas muitas reuniões e plenários deste Centro de Trabalho Vitória! E se se lembrar sempre que sair repare bem onde se situam outros centros de trabalho do PCP mas informe com honestidade para que não volte a mal surpreender: não lhe fica bem! Ah! Deixo-lhe em jeito de informação que eu própria há dois anos participei na campanha que os meus de camaradas da organização de Coimbra fizeram para a compra do centro de trabalho. Como vê somos unidos, fortes e corajosos. O que não somos é o que o Esteves quer que sejamos: desistentes. E não se incomode com os vizinhos do Centro de Trabalho Vitória porque nos damo bem uns com os outros: restauração, comércio, quiosques e bancos! Afinal somos trabalhadores, e apesar de não os conhecer há-de haver quem nas campanhas eleitorais, nas manifestações, nas greves, também luta ao meu lado e ao lado do PCP!

    ResponderEliminar
  6. Eu pergunto-me: "porque é que a Gucci e Prada se quiseram instalar ao lado do PCP? Essa é que é a questão!
    MG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Gucci e a Prada quiseram instalar-se ao lado do Vitória porque sabem que aí mora o futuro!

      Eliminar
  7. O anónimo das 8:54 tem razão!!!
    A questão central é saber a razão porque a Gucci e a Prada se quiseram instalar ao lado do PCP... Lol

    ResponderEliminar
  8. foi o charme discreto do proletariado, adoptivo ou não, que apelou às Pradas.

    ResponderEliminar
  9. Ao que o Expresso chegou! Bater mais fundo em termos de colunistas deve ser difícil. Parece surreal o assunto, sobre onde fica a sede do PCP. Este individuo, João Esteves, precisa urgentemente de uma consulta psiquiátrica.

    ResponderEliminar
  10. Pois,jove aparatchyk:O duarte lima,o dias loureiro,ocardoso e cunha,o antonio preto,joaquim coimbra,dias loureiro,a malta da Madeira,e uma extensa lista de corruptos, são perigosos comunistas!Essa gente,não interessa nada.
    O idiota até replica a coreografia de mãos do seu deus passos coelho.É um clone chapado da ignominia!Enfim,um candidato ao 'fartar vilanagem'!

    ResponderEliminar
  11. Cá p´ra mim, o engraçadinho revela muito bem qual o seu verdadeiro objectivo. Tem 'clientes' interessados no espaço do Hotel Vitória e ele parece ser o intermediário!

    ResponderEliminar
  12. Pode ser que quando passar em frente à sede do PCP lhe caia um balde de merda em cima para lhe estragar o cabelo.
    Ouvi dizer que andam por aí muitos FDP que nunca fizeram nada na vida.
    Este é concerteza um deles.
    Se as coisas um dia mudarem pode ser que tenha de ir para o Brasil.

    ResponderEliminar