09 outubro 2012

Não tem importância nenhuma mas aqui fica

A minha versão 
sobre a autoria do slogan


No Expresso online, a propósito da biografia de Jorge Sampaio escrita por José Pedro Castanheira, escreve-se a dado passo que, entre «32 factos que não conhecia sobre Jorge Sampaio», inclui-se o seguinte: «25 de abril, sempre. Lembra-se deste slogan do período pós revolucionário? Sabe quem o criou? Pois, foi Sampaio em 1977, no primeiro aniversário da Constituição».

Embora, muito tempo depois, para surpresa minha, Carlos Brito me tenha manifestado este seu idêntico convencimento, a minha versão da história e autoria deste slogan é diferente.

Do que me recordo perfeitamente é que, uns dias antes de uma reunião unitária cuja finalidade não consigo determinar com exactidão, Carlos Brito, como era normal num partido como o PCP, pediu-me que  alinhasse um conjunto de sugestões de slogans (a escolhida a ser plasmada depois em cartaz) para ele levar à reunião em que estaria também mas não só Jorge Sampaio.

E recordo-me perfeitamente de ter pegado numa folha de cartolina, salvo erro azul clara mas de formato almaço, e aí ter desenhado oito ou nove rectângulos de cartaz e escrito à mão oito ou nove sugestões de slogans.

Manda a verdade que se diga que nenhuma delas era pura e  simplesmente «25 de Abril sempre» mas numa delas  escrevi sem margem para dúvidas «25 de Abril sempre» seguida de mais umas palavras que não recordo bem mas  podem ter sido algo do género «no nosso coração». Nestes termos, o mérito e  a contribuição de Jorge Sampaio para o célebre slogan foi ter parado no «25 de Abril sempre»  que eu escrevera e proposto que se cortassem as minhas palavras  a seguir (o que vim a achar uma excelente solução). Seria então um caso de meia-autoria.

Aqueles que me conhecem melhor certamente não acreditam que, sobre isto, eu fosse capaz de inventar uma história tão minuciosa só para dar lustro ao meu ego.

(esboço de reconstituição)

6 comentários:

  1. Muito bom!
    Não se pode dizer nada... sem ter que registar.
    Digo eu, que já fui espoliado das ideias para um programa de televisão inteiro e em vários episódios, programa que envolvia música e intérpretes da dita... e depois nem fui sequer convidado a participar. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. 25 de Abril sempre, no nosso coração e,permites-me que acrescente, na nossa ação?

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Vítor,
    É claro que tem toda a importância! Magnífico teres reposto a verdade sobre a autoria e que belo slogan criaste "25 de Abril sempre no nosso coração" a que acrescento "e na nossa ação!". Quantas inverdades como esta não circularão por aí atribuindo autorias a quem as não tem. Agradeço-te o esclarecimento.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Caro Vitor Dias, que importância tem afinal , saber quem criou determinado slogan, hoje ele faz parte integrante da memoria do 25 de Abril,e isso sim , tem relevância.

    Estranho que Jorge Sampaio , tenha necessidade de na sua biografia , assinalar esse episódio, certamente por falta de outro mais relevante.

    O meu slogan favorito continua a ser Os Ricos Que Paguem a Crise.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Augusto:

      Eu próprio escrevi no antetítulo que «Não tem importância nenhuma...» e se não tivesse alguém aparecido a reclamar-se da autoria do slogan eu não teria escrito este «post» como não escreverei sobre muitos outros de que foi autor ou co-autor.

      Eliminar