01 outubro 2012

Entre Pacheco Pereira e este modesto escriba

A convergência numa ideia
central mas sem mais decorrências



Os casos aparente ou realmente inesperados de convergência ou similitude de opiniões entre pessoas de diversos quadrantes, sobretudo diferidas no tempo, excedem largamente o exemplo que vou dar a seguir. Bastaria, a este propósito, lembrar a quantidade de pessoas que actualmente desfilam pelos telejornais e pela imprensa, decalcando, com  mais ou menos nuances, e com mais ou menos variações de substantivos e adjectivos, aquilo que há ano e meio o PCP (então implacavelmente fustigado pelos epítetos de «radical», «irrresponsável» e «catastrofista»), advertiu sobre as consequências do memorando da troika e da política de austeridade.

De qualquer forma, isso não tira um certo interesse ao facto de, no seu último artigo no Público, em pedia desculpa por se ir citar tanto a si próprio, José Pacheco Pereira tenha subscrito a afirmação constante da imagem à esquerda. E tenha ainda, em referência a um certo caminho :«mas o governo não quis porque o seu caminho era levar a uma brutal queda dos salários, e a uma inversão das relações de força sociais, com carácter permanente».

Ora, pedindo também desculpa por me citar a mim próprio, quero lembrar que em 2.11.2011 escrevi eu aqui :



Relatada e constatada esta convergência numa ideia que, para mim, é central e nuclear, prudente será avisar que dela certamente Pacheco Pereira não tirará as mesmas decorrências que eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário