26 maio 2012

Está tudo de cabeça perdida ?

Um estranho e chocante
esclarecimento do Público



A edição de hoje do Público de hoje incorpora na página 3 o seguinte (sublinhados meus) :

«Esclarecimento
No telefonema  que o ministro Miguel Relvas fez ao PÚBLICO tentando condicionar uma notícia , uma das ameaças era divulgar que a jornalista Maria José Oliveira «vivia com um homem de um partido da oposição». Perante novas perguntas suscitadas, importa esclarecer que a frase do ministro é falsa, como aliás foi comunicado à Entidade Reguladora da Comunicação Social e ao provedor dos leitores do PÚBLICO. A Direcção Editorial reitera a total confiança na competência profissional de Maria José Oliveira.»

Salvo melhor opinião, considero este «esclarecimento» um momento feio e triste na história do jornalismo português e um prémio dado a quem tenha referido ou ameaçado revelar um facto que é da absoluta esfera privada de uma jornalista. A coisas destas não se dá corda, confirmações ou desmentidos, dá-se desprezo e denúncia. Que a jornalista viva com um homem de um partido da oposição ou com um homem de um partido do governo ou viva sozinha é absolutamente irrelevante para o essencial do caso em questão. E que alguém do Público, com ou sem acordo da visada, tenha ido também esclarecer isto à ERC é, para mim, absolutamente chocante. Fosse eu membro da ERC e teria interrompido quem o estivesse a dizer para esclarecer que para a ERC a informação era completamente dispensável e alheia à matéria em inquirição. A única pessoa a quem reconheço que pudesse querer negar ou confirmar a insinuação ou afirmação sobre a suas relações afectivas era a jornalista Maria José Oliveira. Mas então devia fazê-lo pelo seu punho ou voz e não através da direcção editorial do Público.

Escrevo isto mas palpita-me que o faço por ser velho e por pertencer a uma escola antiga.


3 comentários:

  1. Caro Vitor Dias, isso de 'escola antiga' quer dizer que te estás a referir à existência de ética? ao primado dos 'valores'? à ´vergonha na cara'?
    Se sim, terás razão.
    O que se assiste hoje, todos os dias, é a um atropelo aos mais elementares valores da civilização, mas isso não incomoda nada a esta 'tropa fandanga'.
    Cumprimentos
    Hélder S.

    ResponderEliminar
  2. A informação do "Público" é um exemplo de desorientação em que a sonegação de notícias se mistura com a falta de ética e a trapalhice para justificar atitudes de subserviência. Uma tristeza ! Um jornal de credibilidade equivalente à do ministro em causa.

    ResponderEliminar
  3. Olha que não!!!!!
    Velhos, antigos, hipócritas, imorais...... São eles.

    Um beijo.

    ResponderEliminar