07 abril 2012

Louçã, o "Público" e o comício grego


Uma vingança tola do Público


Juro por todos os santinhos que não me passou nada ao lado a notícia acima ilustrada do Público de 3 de Abril em que este jornal nos contava com algum desenvolvimento o que Francisco Louçã iria dizer na noite desse dia num comício do Syrisa em Atenas.
Com efeito, pensei para comigo próprio que «isto está tudo muito mudado». Na verdade, lembrei-me que se, por absurdo, ao longo dos muitos anos em que fui responsável pelas relações do PCP com a comunicação social, eu alguma vez tivesse pedido a algum jornal que noticiasse numa manhã o que Álvaro Cunhal iria dizer à noite em Portugal ou no estrangeiro, a resposta que certamente teria ouvido seria a de «meu caro Vítor Dias, nós aqui noticiamos o que foi dito, não anunciamos previamente o que vai ser dito».
Acontece que uma crónica hoje  assinada no Público por N.S.L. e M.J.O., num quadro e tom geral de gozo, nos conta que Louçã, devido a uma greve de controladores aéreos, não conseguiu chegar a Atenas e o seu discurso teve de ser lido por um dirigente do Syrisa.
Ora, mais valia estarem caladinhos e deixarem-se de pequenas vinganças tolas pois os serviços de imprensa do BE podem ter pedido a divulgação antecipada do discurso mas quem a consentiu e concretizou foi o Público.

1 comentário:

  1. em vez de se colocarem ideologicamente e a pés juntos em cada notícia que fazem talvez sá lourenço e maria josé oiliveira ganhassem mais em perguntar-se por que motivo eles e o jornal onde trabalham passou completamente ao lado da crise e da ruína da europa.

    mas isso mostrava-lhes que não eram jornalistas nem tinham um coluna vertebral e que não passavam de arautos acríticos do pensamento único. Mas isso seria coisa acima da capacidade de entendimento dos pequenos.

    ResponderEliminar