17 setembro 2011

Se é barro atirado à parede, respondo que...

... nem 20%, nem 10%, nem 5%,tenha a EDP lucros menos exorbitantes !


~

A respeito desta notícia que parece parida por um spin governamental que aposta na técnica «sabendo que vai ser menos, façamos correr que vai ser de 30% o aumento de electricidade porque depois o povo vai dizer "vá lá, do mal o menos, não foi tanto como se disse"», só quero lembrar três coisas.

A primeira é que ainda há poucas semanas foi anunciado um extraordinariamente gravoso aumento do IVA sobre a electricidade.

A segunda é que tenho à minha frente uma factura da EDP referente a dois meses de consumos (ainda com o IVA a 6%) e com um valor total de 143.33 E. e onde se pode ler em letra pequenina : «* o valor indicado inclui os custos relativos ao uso das redes e os custos de interesse económico geral decorrentes das medidas de política energética, no valor de 73,10 E


A terceira é que talvez convenha lembrar aos que agora mandam que candeeiros a petróleo ou mesmo candeias podem dar para comermos ou queimar as pestanas mas não dão para fazer funcionar fogões, esquentadores, frigoríficos, televisores, rádios, computadores, campaínhas das portas e toda uma infindável série de sibaríticos luxos a que nos habituámos e que na última década tanto contribuiram a situação em que o país está.

1 comentário:

  1. Provavelmente nem com azeite, nem com petróleo,nem com carvão, poderemos cozinhar e ter alguma iluminação à noite (e muito mais coisas) se o aumento de custo de vida continuar neste crescendo.

    Um beijo.

    ResponderEliminar